Páginas

sábado, 21 de dezembro de 2013

MITOS E VERDADES SOBRE OS ALIMENTOS

Você se culpa ao tomar aquele refrigerante à base de cola bem gelado porque já ouviu falar que faz mal para os ossos? Não consome adoçante com medo de adquirir câncer? Não come carboidratos à noite para não engordar?
Vamos esclarecer alguns dos mitos, verdades e curiosidades sobre os alimentos.





CONSUMO EXCESSIVO DE ADOÇANTE
Na onda da zero caloria, cada vez mais as pessoas tem substituído as colheradas de açúcar pelos adoçantes. Já falamos aqui sobre o bom senso, e realmente os adoçantes consumidos dentro do limite recomendado são seguros.
A quantidade máxima de adoçante do tipo aspartame que um adulto com 60 kg pode ingerir diariamente, com segurança, de acordo com recomendações da ANVISA, é de 2400 mg.


BARRIGA DE CERVEJA?
Quem nunca ouviu a expressão "barriguinha de chope"?
As bebidas alcoólicas, como a cerveja, contém álcool que fornece bastante calorias e, além disso, o exagero na bebida piora a situação. A ingestão da bebida em excesso e, logo, o excesso de calorias,  pode levar ao aumento da produção de gorduras. Geralmente o acúmulo dessa gordura ocorre na região abdominal.


CHOCOLATE PROVOCA ACNE?
Seja na Páscoa, na TPM ou num surto de ansiedade, parece que toda vez que exageramos na quantidade de chocolate surgem aquelas espinhas inconvenientes no rosto. Mas será verdade que o consumo dessa guloseima, quase sempre irresistível, influencia no aparecimento de acnes?
A acne ocorre devido ao aumento da secreção sebácea nos folículos da pele. O consumo de alimentos muito gordurosos pode promover maior oleosidade da pele, contribuindo para formação de espinhas. O chocolate é um produto que possui grande concentração de gordura. Porém, não existe uma relação direta, cientificamente comprovada, entre o consumo de chocolate e o aparecimento de espinhas.


CONSUMO EXCESSIVO DE PROTEÍNA FAZ MAL PARA OS RINS?
Com tantos suplementos alimentares contendo proteína que prometem aumentar os músculos, o boato de que o excesso de proteína faria mal para os rins cresceu muito. Mas não é boato. É verdade.
O consumo exagerado de proteína pode trazer vários problemas renais. Uma dieta rica em proteína exige mais trabalho dos rins. O rim é o órgão responsável por filtrar os subprodutos da degradação da proteína.


REFRIGERANTE DE COLA FAZ MAL PARA OS OSSOS?
Os refrigerantes à base de cola, frequentemente, são acusados de fazerem mal aos ossos. E isso é um fato.
As bebidas à base de cola apresentam grande quantidade de fosfatos que, presentes no lúmen intestinal, podem formar cristais insolúveis com o cálcio, diminuindo a absorção intestinal do mineral, ou seja, esses refrigerantes dificultam a absorção de cálcio, que é necessário para os nossos ossos.


SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS PODEM FAZER MAL À SAÚDE?
Quando o assunto é vitaminas, algumas pessoas acreditam que quanto mais melhor. Porém, como tudo que é excessivo, os suplementos vitamínicos podem facilmente trocar o papel de mocinho para o de vilão.
Os suplementos vitamínicos devem ser prescritos por um médico quando a ingestão alimentar habitual do indivíduo não atende às necessidades nutricionais. Porém, o uso indiscriminado desses suplementos pode ser prejudicial para a pessoa causando alteração no metabolismo de outros nutrientes.
Como se sabe, o mais recomendado é tentar suprir a necessidade de vitaminas com uma alimentação balanceada. Mas não havendo esta possibilidade, é fundamental que o indivíduo siga as instruções médicas.


COMER CARBOIDRATOS À NOITE ENGORDA?
Tem gente que faz e inventa de tudo para voltar a usar aquela velha calça jeans. Algumas pessoas instituem a elas mesmas a penitência de não ingerir carboidratos à noite. Mas tal proibição não tem fundamento. Contudo, não dá para exagerar e comer um prato de massa antes de dormir. O carboidrato é o macronutriente que mais fornece energia para o nosso organismo e é necessário em vários casos. O que acontece é que o nosso metabolismo fica mais lento, sendo ideal que sejam realizadas refeições mais leves.
A alimentação noturna pode conter carboidratos complexos presentes em alimentos integrais.


MULHER TEM MAIS FACILIDADE PARA ENGORDAR DO QUE O HOMEM?
As mulheres saltariam de alegria se a indagação fosse apenas um mito. No entanto, de fato, elas engordam com mais facilidade que os homens, pois a mulher tem mais tecido adiposo em sua formação corporal. Além disso, o metabolismo feminino fica mais lento do que o do homem após os 30 anos.
Não é a toa que a maioria das mulheres é escrava da balança e foge dos doces e tentações como o diabo da cruz. Porque se não bastassem os motivos já citados que as tornam mais vulneráveis às gordurinhas, a mulherada conta ainda com a "dependência" de serotonina.
Este hormônio está associado à sensação de bem-estar, e carboidratos como pães, massas e doces - como o chocolate - auxiliam na sua produção.
A gordura na mulher se acumula na região do bumbum e das coxas, enquanto no homem se concentra no abdome.


ÁGUA COM AÇÚCAR ACALMA?
Basta ver alguém nervoso ou chorando que recorremos à receitinha popular do copo d'água com açúcar para acalmar. Mas esse efeito ocorre em partes.
Quando o açúcar é metabolizado pelo organismo, ele se transforma principalmente em glicose, fonte de energia, e pode provocar uma sensação de bem-estar por causa da produção de certos neurotransmissores, como a serotonina.
Essa sensação de alívio é, na maioria das vezes, confundida com um efeito relaxante causado pela mistura. No entanto, água com açúcar não tem propriedades de calmante nem de sedativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário